sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A estória do António Desvaneio, da Maria Amélia, do Hércoles, do psiquiatra e da pastilha

Uma estória de ficção
Magicada ao final da tarde na esplanada do D. Dion

Por Al Berto Maravilha 
(regressado do estrangeiro, onde trabalhou na agricultura sem contrato e foi confundido com um romeno. Uma desgraça nunca vem só!)


Já esgotei  tudo (por enquanto) o que podia dizer ou inventar sobre o canil municipal…
Aquela coisa dos Bombeiros não pegou…
Já promovi 987 potenciais candidatos à Câmara. Ninguém me passou cartão.
Já EXIGI a demissão do presidente da Câmara. O Presidente não de demitiu…
No momento em que a Câmara juntamente com a Junta criaram condições para melhorar os espaços verdes, tentei passar a ideia do contrário… não publiquei nem comentários nem fotos que podessem desmentir a minha verdade….
A campanha contra o sucateiro mor já deu o que tinha a dar…
Doutor ajude-me!

- Ó homem tenha calma! Relaxe…isso,isso…Respire fundo. Concentre-se. Não me diga que não encontra uma noticia que pegue!

- Sabe eu ando pouco lá pela terra, imagine o Dr. Que há umas semanas atrás enviaram-me umas fotos com passeios de Alpiarça cheios de ervas e eu publique-as…

- Fez muito bem! Respondeu o Dr.

- O pior foi que algumas dessas fotos eram de Almeirim. Felizmente que ninguém deu por isso…mas os gajos do Agitalpiarça ainda vão dar com a boca no trombone…È cá um pressentimento…

- Por falar em Almeirim. E se você começasse a fazer passar a ideia de que Alpiarça devia passar para o concelho de Almeirim? Uma boa ideia não acha?

- Já tentei. E filo várias vezes através de artigos e até de comentários que enviei para mim. Também não pegou.
Veja bem que até já pus a Tina T no facebook e, nada!

- Não sei o que lhe diga…olhe vou prescrever-lhe estas pastilhas. Quando se sentir mais angustiado ponha uma debaixo da língua. Volte cá na próxima semana, OK?

E lá foi o pobre do António Desvaneio a caminho de casa…
Chegado a casa, comentou com a companheira que tinha ido mais uma vez ao psiquiatra, que lhe tinha limpo mais cem euros e, só conversa…conversa…
Maria Amélia, é essa a sua graça, franziu o olhar e, de dedo em riste, disse-lhe:

- António andas a gastar muito dinheiro com esse médico e resultados nem vê-los. Lembra-te que a ADSE já não paga quase nada dessas consultas. Foram cem euros para o psiquiatra e amanhã são mais setenta e cinco para o veterinário…Sim, de amanhã não pode passar. O nosso Hércules não anda nada bem. Já marquei consulta para amanhã no Entroncamento.
Sabes o que te digo: Tenho saudades da vida que levávamos quando tu eras do ciclismo. Tempos que já não voltam. Naquele tempo sempre andavas mais distraído…
Descansa um bocadinho a tua cabecinha. Essa coisa dos blogues e de teres a mania de seres jornalista está a dar-te a volta á cabeça!
Sabes que mais: Devíamos era ir passar um fim de semana sem computadores…ao ar livre! Isso é que era!

- Ó mulher! Um fim de semana ao ar livre? E o que diriam as centenas de milhares de leitores que diariamente visitam o meu blogue? Tenho responsabilidades, não posso parar!

António levantou-se, foi direito ao sofá, tomou uma pastilha daquelas que o DR lhe receitou e…adormeceu.
O DR não o avisou de que aquela medicação provocava sonolência…e durante horas dormiu descansadinho. Tão descansadinho que começou a sonhar…
Piu,piu,piu…passarinhos em cima duma árvore…água, muita água (será a barragem dos Patudos?)…via-se deitado numa espreguiçadeira, debaixo dum toldo duma tenda campismo…
Sonhou…piu,piu…dormiu que nem um santo, até que…começou a ouvir muitas pessoas a gritar…Tanta gente, tantos gritos. O que será? “A luta continua, presidente para a rua?” Uma manifestação para correr com eles! Afinal o povo ouviu os meus prantos! “Demita-se senhor presidente!” Agora é que vai ser! Vou ter com eles e vou á frente! Sim, fui eu quem exigi, quando ninguém se atrevia, a demissão do presidente! O que é isto? Não me deixam passar?
- Não senhor os lugares da frente são para os candidatos a presidente que o senhor atirou para a frente e que agora, naturalmente não podem ser atirados para trás… Mau. Mau mau, afinal o que vem a ser isto? Quem julgam vocês que são? Ai que dor! Uma caimbra…estica, estica…Uf que alívio!
O que se passou? Que raio de sonho foi este?

António recompôs-se no sofá (comprado na Moviflor de Santarém, que no Entroncamento os preços são muito mais caros e no poupar é que está o ganho)e tentou reconstruir o sonho/pesadelo que tinha tido: Foi da maldita pastilha!Rais parta! Mas porquê que eu sonhei com um parque de campismo? Porquê?Isto há com cada uma!
Vou deixar-me de psiquiatras e quando for a Alpiarça, vou mas é ao bruxo que sempre é mais barato e dizem que acerta sempre na muge. Ai vou, vou!
Parque de campismo?
È pá porquê que não me lembrei disto antes?Benditas pastilhas! Viva o Senhor Dr!

Nisto, António dirige-se para o computador e (tal como acontece com os génios que de repente se lhes aperta a veia e deitam cá pra fora toda a sua criatividade que durante horas, dias e ás vezes meses, teima em não saír…)vá de procurar…
Começa pelo Mirante. Isto há com cada coincidência!
- Olha. Um campista descontente…
Pegou no texto do Mirante, juntou-lhe uns pozinhos (qualquer jornalista deita uns pozinhos, não é verdade?)e, pimba!
Primeira bola:
AFINAL O UTENTE TINHA RAZÃO: A CÂMARA VAI MESMO ENCERRAR O PARQUE DE CAMPISMO
Aos poucos vamos ficando sem o pouco que tínhamos. 

Segunda bola:
Ou melhor, antes da segunda bola, convém que saibam que o nosso António Desvaneio dava pulos de contente. Descobri! Descobri!
- Bendito seja o meu sonho, o Senhor Dr e as suas maravilhosas pastilhas!Quando acabar de escrever vou tomar outra. Só acordo depois da Alpiagra. Não vou à Alpiagra? Que mal é que isso tem? No ano passado também não fui e não foi por isso que deixei de dizer mal até fartar! Sei muito bem que tenho compromissos com os meus leitores, ora essa!
Com esta de fecharem o parque é que eu os lixei! Toma, toma,toma! Bem feito!
Agora vou fazer de conta que há uma leitora que me escreve…

- Ó Homem pára de falares sozinho! Querem lá ver que ainda dás em xóné?Ou te calas ou falas mais baixo, já começo a ficar farta disto! – exclamou Maria Amélia.

-Ó mulher não me distraias senão ainda dou erros e eles vêm logo que sou eu que estou a fazer de leitora!

Agora é que é. Segunda Bola:
Depois de um “Alerta” de um utente onde afirmava que deve “haver algo por detrás ou interesses escondidos para quererem fechar o Parque de Campismo” uma leitora fez-nos chegar para conhecimento dos leitores o Edital que anuncia o encerramento do Parque de Campismo.
- Não sei se fale do Edital…se forem ler o Edital ficam a perceber porquê que o parque vai encerrar… para depois abrir!
Pode ser que não abra! Isso é que dava cá um jeitão!
Que mal tem isso? O Edital é grande e o pessoal não tem pachorra para ler tudo… e daqui por uns tempos ninguém se vai lembrar (para além da Lurdes da Patracola, mas essa é comunista!) do que eu escrevi.
O Edital explica a história do Parque e da sua concessão no tempo do Rosa do Céu. Não vou falar disso, não interessa.
O Edital fala que o Parque não reúne as condições de funcionamento exigidas pela legislação. O quê que isso interessa? Não falo disso.
O Edital explica (e eu também já sabia porque o assunto foi tratado diversas vezes em reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal, onde eu nunca vou, mas sei tudo)que está a ser feito um estudo para recuperação e viabilização do Parque…conversa!
Vou manter a minha. Estes gajos da CDU estão a fechar tudo!

- António vem prá mesa que o jantar está pronto!

- Vou já. É só mandar mais um comentário.

- Isto arrefece tudo, António!

- Pronto, aqui vai um comentário breve,antes que sopa arrefeça:
INACREDITAVEL !!!!!!!!!!!!!!
- Afinal ainda tenho tempo pra outro:
É tempo de dizer basta!

- Basta digo eu! Ou vens prá mesa ou obrigo-te a ir viver para Alpiarça, a ires ao festival do Melão e á Alpiagra, acompanhado do sucateiro mor! Agora escolhe!

O bom do António levantou-se e foi comer a sopa. Enquanto levava a colher à boca pensava com os seus botões: O quê que vou inventar logo à noite?
Hércules anda pró colo do dono...

Sem comentários:

Enviar um comentário